A palavra “tecnologia” amedronta muita gente. 

E é natural que traga um pouco de medo, mas aqui vamos entender como a tecnologia pode ser utilizada no nosso dia a dia de uma forma muito simples e direta. 

Dominar a tecnologia torna-se extremamente importante para viver na nossa sociedade. Ela ajuda de muitas maneiras e introduz oportunidades de aprendizagem para todos nós.

Vamos conversar sobre tecnologia: benefícios e aprendizados.

Como era antigamente

Se pensamos que inovação e tecnologia são as novidades mais recentes, estamos errados.

A roda foi inventada em 4.000 a.C. e se tornou uma das tecnologias mais famosas e úteis do mundo! Mesmo sem perceber, cada um de nós já foi exposto a várias tecnologias, em diferentes momentos de nossas vidas.

É uma experiência supernostálgica, como a lembrança de usar mimeógrafos na escola, a primeira TV em preto e branco da marca Telefunken, o videocassete na década de 1980 e a inesquecível transmissão de rádio AM. Durante décadas, a transmissão foi a melhor fonte de notícia e informação. Para muitos de nós, a única. É bom lembrar porque nossas histórias de vida estão conectadas a essas e outras tecnologias de muitas maneiras. Não há necessidade de parar. Vamos dar as boas-vindas ao novo!

Perigos

A Internet nos traz muita conveniência todos os dias, mas novos perigos vêm junto com ela. Infelizmente, não é incomum ver parentes, amigos ou conhecidos sofrendo algum tipo de golpe ou clonagem de WhatsApp, ou tentando acessar contas bancárias ou redes sociais. Por isso é importante apontar alguns serviços básicos de atendimento rápido que podem ajudar a melhorar a sua segurança nas redes sociais.

A menos que você tenha certeza de quem enviou, nunca insira um link enviado por SMS, e-mail, WhatsApp.

Se possível, coloque todas as contas de redes sociais para verificação em duas etapas, o que garantirá maior segurança de acesso para você.

Cuidado com promoções muito baratas ou sugestões de dinheiro fácil. Existem muitos golpes direcionados a pessoas mais maduras.

Manual de sobrevivência com um celular

O uso da tecnologia apresenta inúmeros benefícios e aprendizados. Vamos direto ao ponto para você aproveitar o que mais vai ajudar na sua vida:

WhatsApp

Uma coisa muito bacana é a possibilidade de realizar ligações por voz ou vídeo. Clique no contato com quem você deseja falar e depois clique nos ícones que ficam ao lado do nome da pessoa. Clique na câmera se preferir vídeo ou no telefone se preferir somente áudio.

Google

Ele é uma mistura de dicionário com lista telefônica e anúncios de jornal. Qualquer coisa que quiser saber, pergunte a ele. Mas fique atento se o site é de confiança e não saia clicando em anúncios que ficam piscando! Eles podem introduzir vírus ou ter acesso a informações valiosas como senhas de banco e de cartão de crédito, por exemplo.

YouTube

Ele é como o Google só que oferece as respostas em vídeo. Aproveite para ver programas de TV, novelas antigas, ouvir música, mas também para aprender coisas novas. Ele disponibiliza vários cursos de diferentes temas.

Tecnologia de ontem nos dias de hoje

Desde a descoberta da roda, há mais de 4 mil anos antes de Cristo até hoje, a tecnologia sempre foi a base do novo e do futuro, ou seja, ninguém inventou a roda, mas na verdade reinventou completamente a palavra roda. Tomemos o GPS como exemplo. Criado pelos Estados Unidos, ele foi originalmente usado como equipamento de guerra em satélites artificiais pela União Soviética em 1957. Atualmente, usamos o GPS em quase todos os lugares que podemos pensar e imaginar em nossas vidas diárias.

Outro exemplo é a produção em massa de antibióticos. Para tratar milhões de pessoas durante a 2ª Guerra Mundial, a penicilina foi produzida em massa pela primeira vez nessa época. Até agora, temos usado esse modelo de tratamento de doenças.

Tecnologias – fácil ou difícil

Aprender novas tecnologias sempre nos desafia a sair da nossa zona de conforto. Mas seremos inspirados por crianças que os aprendem muito rapidamente porque elas não têm medo de tentar. Não tenha vergonha de perguntar a seus conhecidos ou familiares como lidar com coisas novas. Transforme sua relação com a tecnologia, aproveite os benefícios e os novos aprendizados.

Aprender com o(a) filho(a) ou neto(a) pode ser incrível. Você pode explicar tecnologias mais antigas, mas pode aprender sobre novas tecnologias. Uma troca muito rica! E lembre-se do capítulo “Sobrevivência Básica”, assista a diversos vídeos disponíveis no YouTube que ensinam como trabalhar em qualquer plataforma. Basta consultar o que deseja saber. Seja paciente e não desista quando algo der errado.

O futuro é agora

Novas tecnologias surgiram, você tem preguiça de aprender e usar? Por favor, experimente antes de desistir. Por exemplo, você pode achar que o TikTok é mais legal do que o Instagram. Ou que a nova tecnologia pode ser mais fácil de usar do que a antiga. Pergunte aos amigos o que acharam e se já experimentaram. Ou diga você mesmo. Não precisa vestir nada ???, mas é divertido! Esqueça o medo! Se você estiver tendo problemas para fazer algo, pergunte a um(a) amigo(a), o Google ou o YouTube. Eles podem apontar novos aplicativos ou ferramentas que você deseja e até mudar a sua vida!

Como disse Paul Valéry, na década de 1920: “O futuro não é mais como antigamente .” Tecnologia é algo que sempre existirá em nossa história e estaremos com ela por toda a vida. O que muda são as formas de uso e uma melhor compreensão da nossa relação com a nova era. Hoje em dia, o acesso à informação ficou mais fácil, mas nem sempre podemos esperar contar com outras pessoas para encontrar o que queremos. É hora de aprender coisas novas! O que você quer saber? Pergunte ao Google!

Conheça a Rede Longevidade.

Acompanhe nosso Instagram, YouTube, Facebook e LinkedIn.

× Olá!