O curso

Inscrições encerradas.
Aguarde novas turmas em 2021! 

O aumento da expectativa de vida traz inúmeros desafios e oportunidades nas mais diversas áreas da sociedade. Em resposta a essa nova realidade, a Rede Longevidade criou o  Curso Competências para Longevidade, com o intuito de gerar e divulgar conhecimento, habilidades e atitudes importantes para a Longevidade.

Carga horária

40 horas, dividido em  50% de aulas síncronas e 50% de aulas assíncronas

Público-alvo

Profissionais de áreas diversas e ativistas da causa da Longevidade

Cronograma

a definir.

Investimento

a definir.

Para quem é o curso?

Destinado a ativistas e profissionais de áreas diversas que têm o interesse em compreender sobre o impacto da longevidade em suas práticas, ampliar a perspectiva sobre o tema e ainda impulsionar a carreira.
Para fazer o curso não é necessário trabalhar com pessoas idosas nem ter conhecimento sobre envelhecimento.

Para quem é o curso?

Destinado a ativistas e profissionais de áreas diversas que têm o interesse em compreender sobre o impacto da longevidade em suas práticas, ampliar a perspectiva sobre o tema e ainda impulsionar a carreira.
Para fazer o curso não é necessário trabalhar com pessoas idosas nem ter conhecimento sobre envelhecimento.

O que você vai aprender?

Um panorama completo sobre a Revolução da Longevidade, com dados estatísticos e os impactos na sociedade, na ótica social, cultural, econômica ou política, entre outras;

Habilidades para criar, recriar e inovar em soluções coerentes com as novas tendências;

Atitudes colaborativas de participação em rede para gerar impacto, empatia, influência e engajamento com a causa da Longevidade.

Tudo isso e muito mais!

Vamos juntos nessa jornada de aprendizado?

Garanta sua vaga no curso!

Como será?

Modular

Conteúdo dividido em 4 módulos.

Conteúdos síncronos

Aulas ao vivo com dia e horário definidos.

Conteúdos assíncronos

Plataforma EAD com conteúdos para acessar quando quiser!  

Painéis

Reuniões de diálogos e Overview

E mais, após a conclusão do curso, você ainda tem acesso para rever o conteúdo por 01 ano!

Destaque

Autocuidado e Longevidade

Módulo Transversal

Carga horária: 5 horas


Professor:
Fernando Genaro
Conheça o professor clicando aqui

Para o desenvolvimento de competências para a Longevidade entendemos que é fundamental um olhar para si mesmo, numa direção de revisão de sentidos sobre a vida, e o processo de envelhecer. Os momentos reflexivos sobre a Longevidade, que acontecerão de modo transversal em todos os módulos, trarão a proposta de uma implicação pessoal sobre as várias facetas que envolvem a Longevidade, numa espécie de provocação e interlocução a fim de favorecer o desenvolvimento dessas competências.

Módulos

Competências para Longevidade

Módulo 1

Carga horária: 6 horas


Professora:
Dra. Karla Giacomin
Conheça a professora clicando aqui

 

Reflexão sobre as competências necessárias no contexto da Revolução da Longevidade:

  • Inteligência emocional e social;
  • Inclusão digital, colaboração virtual e conectividade;
  • Adaptabilidade e capacidade de inovação;
  • Diversidade – transdisciplinar, multicultural, intergeracional;
  • Design mindset;
  • Propósito na vida pessoal, profissional, comunitária.

Marco Envelhecimento Ativo

Módulo 2

Carga horária: 12 horas


Professora:
Dra. Juliana Elias Duarte
Conheça a professora clicando aqui

Apresenta a definição e princípios do Marco do Envelhecimento Ativo:

  • Saúde;
  • Aprendizagem;
  • Participação e Segurança – aborda os determinantes relacionados à Cultura;
  • Comportamento pessoal, físico, social e econômico;
  • Serviços Sociais e de Saúde.
Cultura do Cuidado

Módulo 3

Carga horária: 6 horas


Professora:
Natália Horta
Conheça a professora clicando aqui

Aborda aspectos da cultura do cuidado no contexto da Revolução da Longevidade:

  • Eixo legal no cenário brasileiro;
  • Cuidado centrado na pessoa idosa e baseado no relacionamento;
  • Dimensões do cuidado em diferentes contextos;
  • Cuidado com os cuidadores;
    Perspectivas futuras do cuidado.
Ecossistema da Longevidade

Módulo 4

Carga horária: 6 horas

Professora: Michelle Queiroz- diretora executiva Rede Longevidade
Conheça a professora clicando aqui

Aborda o contexto da articulação intersetorial:

  • Oportunidades e desafios no Poder Público, na Iniciativa Privada, na Sociedade Civil e Coletivos;
  • Valor, Conexão, Pertencimento e Engajamento dentro do Ecossistema de Longevidade.

Uma verdadeira imersão em longevidade.

Fique por dentro!

Professores

Administradora, Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Marketing e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais; Professora universitária há mais de 17 anos com atuação em diversos programas de pós-graduação e MBA; Como professora associada da Fundação Dom Cabral, além de docente, integra a equipe da Diretoria de Parcerias e coordena o projeto FDC Longevidade; Fundadora e Diretora Executiva da Rede Longevidade; Diretora de Desenvolvimento Institucional do ILC – International Longevity Centre – no Brasil.

Michelle Queiroz

Presidente, Rede Longevidade

Currículo

Confira o currículo lattes de Michelle Queiroz em: http://lattes.cnpq.br/2376685179210876

Psicólogo especialista em Clínica Hospitalar e Saúde Mental (IPQ-HC-FMUSP * CRP-SP), Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP), Doutor em Psicologia Clínica (IP-USP). Atua como psicólogo clínico e psicanalista, supervisor clínico, docente universitário e pesquisador na área de envelhecimento na perspectiva da psicanálise winnicottiana e autores contemporâneos.
Fernando Genaro

Psicólogo

Currículo

Confira o currículo Lattes de Fernando Genaro em:
http://lattes.cnpq.br/4450409067955329

Possui graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação de Psicólogo) pela Universidade São Marcos – SP (1999/2000), aprimoramento (2001) e especialização (2002) em Psicologia Hospitalar pelo Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP (Bolsista FUNDAP), título de especialista em Psicologia Hospitalar pelo CFP/CRP-SP (2003), mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2004) e doutorado em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP (2013) (Bolsista CAPES). Atualmente sou professor convidado do Centro Loyola de BH, membro do Grupo Winnicott de BH/MG, pesquisador voluntário (Diretório CNPq: Estudos levinasianos e alteridades) da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (BH), psicólogo/consultor da Rede Longevidade (BH), editor associado da revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar e membro da comissão científica das publicações do laboratório Prosopon (IP-USP). Atuo como psicólogo clínico e psicanalista, supervisor clínico, docente e pesquisador. Tenho experiência na área da Psicanálise, Psicologia Clínica e Hospitalar, Saúde Mental e Clínica Ampliada com ênfase em Prevenção e Tratamento Psicológico. Minhas investigações acadêmicas são desdobramentos da prática clínica e institucional no campo da saúde pública e privada, e se apoiam nas concepções teórica e clínica de D.W. Winnicott e autores psicanalíticos contemporâneos, bem como no campo da filosofia de E. Lévinas sobre a ética, subjetividade e alteridades.

Doutora em Enfermagem.Coordenadora da Pós-Graduação em Gerontologia da PUC Minas. Docente do Departamento de Medicina da PUC Minas.
Natália de Cássia Horta

Enfermeira

Currículo

Conheça o currículo lattes da Natália em http://lattes.cnpq.br/8739072148338124

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007/2011). Atualmente é professora Adjunta IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, lecionando nos Cursos de Enfermagem e de Medicina. Coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia da PUC Minas. Atua como coordenadora e pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa PHASE/PUC MINAS (Processos Heurísticos e Assistenciais em Saúde e em Enfermagem) e ainda como pesquisadora do NUPEPE- Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG .Tem experiência na área de Saúde Coletiva, desenvolvendo estudos acerca dos seguintes temas: saúde coletiva, promoção da saúde, educação em saúde, trabalho em saúde, cuidado em saúde e em enfermagem, atenção domiciliar, envelhecimento e instituições de longa permanência para idosos.

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), com Residência e especialização em Medicina Geriátrica pela Universidade Louis Pasteur (Strasburgo França); Mestrado em Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia (UFMG) e Doutorado em Ciências da Saúde (CPqRR/FIOCRUZ).

Dra. Karla Giacomin

Médica Geriatra

Currículo

Conheça o currículo lattes de Karla em http://lattes.cnpq.br/1974240951712253

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), com Residência e especialização em Medicina Geriátrica pela Universidade Louis Pasteur (Strasburgo França); Mestrado em Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia (UFMG) e Doutorado em Ciências da Saúde (CPqRR/FIOCRUZ). Médica geriatra concursada da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, desde 1999, onde tem atuado na coordenação da Atenção à Saúde do Idoso. Membro Pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento (NESPE – FIOCRUZ/UFMG), com atuação acadêmica como professora da disciplina Antropologia Médica I e II e coorientadora de projetos de pesquisa em nível de Mestrado e Doutorado. Atua como docente de cursos de especialização em Gerontologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e na Universidade Federal de Minas Gerais, onde apresenta o tema sobre Políticas públicas. Tem como temas de interesse: Políticas Públicas, Epidemiologia e Antropologia Médica, Capacidade Funcional, Cuidado, Geriatria e Gerontologia. Na defesa dos direitos da pessoa idosa atuou como conselheira titular (2008-2012) e Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (2010-2012). Organizou a 3ª Conferência Nacional de Direitos da Pessoa Idosa (2011). Foi presidente do Conselho Municipal do Idoso de Belo Horizonte, como representante da Secretaria Municipal de Saúde. No âmbito da sociedade científica, atuou como Diretora Científica da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2008-2010). Na Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/ Minas Gerais exerceu os cargos de secretária Geral (1997-1999), presidente (1999-2003) e Vice-Presidente (2005-2007). Desde 1996 atua como membro da ABNPG. Em 2017 foi selecionada como consultora da OMS (Organização Mundial da Saúde) no eixo “Políticas de Saúde dos Idosos”, integrante do Plano Estratégico para o Cuidado e o Envelhecimento Ativo (2017-2021) em Cabo Verde.

Médica Geriatra e especialista em Medicina Paliativa com longa experiência em medicina interna e atendimento ambulatorial. Preceptora e Membro da equipe de Geriatra do Hospital das Clínicas da UFMG. Fundadora da Cicluz – Consultoria e Educação em Cuidados Paliativos. Coordenadora do Serviço de Geriatria do Instituto Orizonti de Oncologia e Longevidade.
Juliana Elias Duarte

Médica Geriatra

Currículo
Geriatra pela SBGG com área de atuação em medicina paliativa pela AMB, presidente eleita da SBGG-MG 2020-2023, preceptora do Hospital das Clínicas da UFMG e coordenadora do serviço de Geriatria do Instituto Orizonti de oncologia e longevidade.

Psicóloga graduada pela UFMG, Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Pessoa Idosa pelo HOB, atualmente mestranda em Gestão de Serviços de Saúde pela UFMG. Coordenadora de Projetos na Rede Longevidade.

Mariane Coimbra

Coordenação do curso Competências para a Longevidade

Inscrições encerradas. Aguarde novas turmas em 2021.

Deixe seu e-mail para receber as informações sobre as próximas turmas.

Quer saber mais sobre o Competências para a Longevidade?

Websérie

Assista a nossa Websérie, gratuitamente, e conheça mais sobre nossos conteúdos!
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale com a Rede
Skip to content