Um evento para festejar o Longeviver.
Viva essa experiência com a gente!

Sua opinião é valiosa para nós! ?
Z

Evento gratuito

19.09 | 13h às 16h30

Sobre o Festival

O Festival Coletivo Longevidade 2023 chega à sua 5ª edição com a perspectiva de levar a causa da Longevidade para cada vez mais pessoas em nosso país!
Compreendendo que essa é uma causa de todos, partiremos de BH para o Brasil com algumas questões para reflexão coletiva:

  • Qual o papel da educação neste contexto tão diverso?
  • Quais fatores impactam na longevidade das pessoas nas diferentes regiões do Brasil?
  • O que fazer para um longeviver cada vez melhor?

Vamos juntos buscar respostas, por meio de conexões, visões e debates entre especialistas e vozes 60+ em nosso evento!

VEM COM A GENT

Sua opinião é valiosa para nós! ?

Confira como será sua experiência

Embalados por um longeviver cada vez melhor, queremos proporcionar a todos os
participantes uma experiência leve, interativa e prática. Você
está convidado a vivenciar um
momento de debates ricos e despertar seus sentidos para o bem viver em toda a sua plenitude.

Boas vindas como ritmo de um longeviver melhor

Rodas de Conversas

Entrega do Prêmio Inspiração 60+

Homenagem Liderança Pró-Longevidade

 Lançamento da Turnê 4 Cantos

Programação

Credenciamento: 13h às 13h30

1º Ato


13h30h

Boas-vindas e entrega do Prêmio Pró-Longevidade

2º Ato


14h

Rodas de conversa entre especialistas e pessoas 60 +

3º Ato


16h

Canto aberto com espaço para conexões, trocas de experiências e confraternização

Presenças confirmadas

Minibio
Michelle Queiroz: Mestre em Administração pela UFMG, Fundadora e Diretora da Rede Longevidade; Professora da Fundação Dom Cabral; Conselheira do ILC – Brasil ; Membro Associado da SBGTEC; Membro do Comitê 60+ GMDB.

Michelle Queiroz

Vamos unir os 60+ de hoje e do futuro para inspirar um longeviver com mais qualidade. Queremos conectar um país inteiro com toda sua diversidade regional e criar um pacto social para revolucionar a educação em longevidade.

Regiane Moreira
Minibio
Regiane Moreira é jornalista especializada em mídia eletrônica, com 20 anos de atuação como repórter, editora e apresentadora nas principais emissoras de televisão, incluindo Globo, Alterosa/SBT e Record, onde ela está atualmente.

No Instagram, Regiane compartilha um pouco de sua rotina na TV, assim como os desafios que enfrenta como mãe, esposa e dona de casa. Além disso, ela é empreendedora e possui uma franquia de calçados, compartilhando também suas experiências nessa área.

Dra. Carolina Resende

Minibio

Pró-reitora de extensão da PUC Minas. Doutora e Mestre em Psicologia, Docente convidada do LideraGov – Programa de desenvolvimento de lideranças da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Dra. Karla Giacomin

Minibio
Vice-Presidente do ILC-Brasil, médica geriatra e doutora em Ciências da Saúde. Consultora da OMS para Políticas Públicas e Envelhecimento. Reconhecida como uma das 50 pessoas mais influentes do mundo para o Envelhecimento Saudável. Coordenadora da Frente Nacional de Fortalecimento às Instituições de Longa Permanência para Idosos. Líder premiada e presidente da Cuidadosa.
Gelton Filho
Minibio
Professor, economista titular do Conselho Regional de Economia e atualmente ocupa a Presidência Governamental do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Dra. Juliana Elias 

Minibio

Especialista em Geriatria Medicinal Paliativa.
Coordenadora do serviço de Geriatria do Instituto Orizonti de Oncologia e Longevidade.
Presidente da SBGG-MG.

Dra. Natália Horta

Minibio

Doutora em Enfermagem, docente do Departamento de Medicina da PUC-Minas e Coordenadora da Pós-graduação em Gerontologia da PUC. Integrante da Frente Nacional de Fortalecimento às ILPI. Consultora individual da UNESCO para construção do Guia de Boas Práticas Intergeracionais.

Dra. Helena Queiroz

Minibio

Doutora em Educação pela Universidad de la Empresa – Uruguay; Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior pelo CEPEMG-Newton Paiva; Pós-Graduada em MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/Universidade de Ohio; Graduada em Administração pela Newton Paiva; Graduada em Pedagogia. Consultora da Trilha – Soluções em Responsabilidade Social Ltda.; Educadora Social do Instituto Better Choice; Professora da Fundação Dom Cabral, do IEC-PUC-Minas e da Escola do Legislativo de Minas Gerais; Diretora Administrativo-Financeira e Representante Social 60+ da Rede Longevidade; Voluntária em projetos sociais. Pesquisadora e autora de diversos artigos nacionais e internacionais.

Arnaldo Guimarães

Minibio
Formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Experiência como Auditor Fiscal. Autor de livros sobre finanças e envelhecimento. Desenvolve projetos “Álcool Zero para os 70+” e “Saúde Financeira para os 70+”.

Ele foi presidente do Rotary Clube de Búzios, conquistando reconhecimento pelo seu trabalho humanitário e recebendo o Título de Cidadão Honorário. Também é autor de “Como Ficar Rico em 10 Anos” e “Curtindo a Velhice Adoidado”.

Paula Chacon

Minibio
Assistente Social e Gerontóloga

Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência

Docente dos cursos de pós-graduação em gerontologia da PUC Minas e Faculdade de Ciências Médicas.

Isabel Izilda

Minibio
Com vasta formação em Serviço Social e áreas relacionadas. Atuação significativa em assistência social e recursos humanos. Reconhecida por serviços à pessoa idosa, membro ativo da Rede Longevidade, premiada pelo Prêmio Pró-longevidade 2022.

Ruth Necha 

Minibio
Assistente Social e Professora Aposentada da PUC Minas em BH. Especialista em Saúde Pública, Terapia Familiar Sistêmica e Gerontologia Social. Idealizadora da Universidade Aberta para a Terceira Idade na PUC Minas. Ministra cursos sobre envelhecimento.
Renata Aurichio 
Minibio
Renata Aurichio é uma Fisioterapeuta especializada em Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva pela FCMMG, com extensão na Residência em Fisioterapia Respiratória e Cardíaca no Hospital Soocor. Além disso, possui formação complementar em Medicina do Sono pelo Instituto do Sono – São Paulo / SP e é membro da ASSOBRAFIR e da Associação Brasileira de Medicina do Sono. Ela detém o título de Fisioterapeuta em Sono certificado pela Associação Brasileira do Sono e trabalha como Fisioterapeuta em Sono no serviço de Medicina do Sono do Hospital Mater Dei.

Atrações musicais

Minibio

(Carolina Claret e Leonardo Clementine): Carolina Claret, Psicopedagoga e cantora lírica. Leonardo Clementine, Multiinstrumentista e compositor. Uniram talentos musicais para o projeto Casaleão, repaginando músicas afetivas.

Minibio

Músico experiente com 40 anos de carreira, atuando em casas de show em BH e projetos Sesc/Rede Globo. Diretor musical, cantor e instrumentista da Banda Free Soul BH. Envolvido em projetos como “Minas ao luar”, “Minas em serenata” e “Música ao pé da árvore Mangabeiras”.

Como chegar

Museu de História Natural – PUC Minas
Rua Dom José Gaspar, 290 – Coração Eucarístico, Belo Horizonte – MG, 30535-901

Assine nossa Newsletter e receba novidades da Rede Longevidade

Newsletter
× Olá!