“(…) havia passado o primeiro ano e a dor era profunda, mas talvez começasse a surgir a tal saudade de que ele me falara, aquela saudade benigna que já não quer magoar mas celebrar o passado, era verdade que não podia desprezar o passado, entre o turbilhão das dificuldades acabei por resumir a vida em saldo positivo(…).
(MÃE, 2017)
A vida é um privilégio e a velhice o resultado do viver. Mas, há vários modos e maneiras de viver. Talvez esteja pensando que não teve escolha, que a vida não foi fácil, que as pernas já estejam fracas e a energia já não é mais a mesma. É verdade. Isso acontece.
Somos o somatório de todas as vivências e histórias construídas ao longo do tempo. As situações ocorridas na sociedade, a economia, a política, o local onde nasceu e morou interferiu em suas escolhas e em seu modo de viver. Não tem como mudar o passado, mas tem como mudar o presente. Tem como ressignificar o passado, dar um novo sentido ao vivido.
Caminhar da vida
O convite é para pensar na sua relação consigo mesmo, com sua família e com as demais pessoas. Como você se relaciona consigo mesmo? Você se cuida e se permite ser cuidado? Você se desculpa e pede desculpa? Você se permite apreciar pessoas, movimentos, o dia? Você se permite distrair? Você se permite sonhar? Quem são as pessoas significativas em sua vida?
São muitas as questões; mas não precisa ter pressa. Pense em cada questão com calma. Busque resposta para cada uma delas. Não se cobre. Aceite-se e se permita estar disponível para rever valores, conceitos, medos, angústias e tente dar um passo para a vida. A vida com sentido!
Existem vários estudos demonstrando a associação positiva entre rede social e melhores condições de saúde. Rede social e redução da mortalidade. Rede social e funcionalidade. Então o caminho possível é estreitar laços, revisitar desejos e sonhos, fazer parte de um grupo que seja significativo para você. É fazer parte de uma rede; seja esta rede de familiares e/ou de pessoas que não seja do seu vínculo familiar. É visitar um amigo, procurar aquela pessoa que foi tão especial em uma época de sua vida e há anos não tem notícias. Há várias pessoas que reencontram amigos e familiares através da rede social (Facebook, Instagram).
O contato social é importante em todas as fases da vida. E, na velhice, torna-se ainda mais necessário, pois a solidão e o isolamento trazem prejuízos clínico, funcional e mental. Há pessoas que se sentem sós mesmo estando em um grupo ou vivendo com mais pessoas. E há pessoas que moram sozinhas e não se sentem só, pois sua rede social é extensa e se sente pertencente e integrada ao grupo, seja ele familiar ou não.
É importante se sentir pertencente a uma família e/ou a um grupo, manter contatos diários com amigos, vizinhos, um ente familiar, ter compromissos sociais e familiares que o faça se sentir bem e útil. A velhice pode ser um bom momento para ressignificar relações, fortalecer e restabelecer vínculos, perdoar e se perdoar.
Dar e receber apoio são uma excelente forma de estreitar vínculos. O apoio social é um dos aspectos mais importantes para a manutenção da saúde e até mesmo para melhorá-la. Experimente participar de um grupo, engajar-se em uma causa, fazer um trabalho voluntário, viajar, conhecer novas pessoas, aprender coisas novas, visitar um neto ou um filho que não vê há algum tempo ou dizer do seu sentimento de afeto por eles.
Talvez você esteja se perguntando como fazer isto se estamos em um momento pandêmico? Você pode utilizar da rede social, WhatsApp para se conectar com pessoas. Realize chamadas de vídeo para um amigo ou familiar. Utilize destas ferramentas e de outras como Zoom e Google Meet para estreitar, manter e/ou restabelecer vínculos afetivos.
A COVID nos impôs muitas mudanças nas rotinas e muitas restrições, mas a internet tem sido uma ferramenta imprescindível. Festas de aniversários, grupos de dança sênior, peças teatrais, almoço de família, cursos e leituras compartilhadas ocorrendo de forma online. Nunca talvez tenha sido tão importante ter uma rede social virtual. Aqueles que não tinham uma rede social no Instagram, Facebook, Twitter passaram a ter para que as conexões, que são essenciais à vida, continuassem a acontecer.
Aproveite deste momento para se conectar de forma virtual com aqueles que são preciosos para você. Aproveite ainda, para aprender algo que sempre quis, ouvir músicas, ler um bom livro e passear pelo mundo de forma virtual.
O contato com amigos e familiares e a participação em atividades dão a vida sentido, significado e interdependência. As relações sociais presenciais e agora virtuais dão sentido à vida e permitem participar plenamente dela. Conecte consigo e com o outro.
Acreditamos em você!
Referência:
- Mãe, V H. A máquina de fazer espanhóis. Rio de Janeiro, ed Globo, 2017.
Conheça a Rede Longevidade.