Por Cecília Xavier
Propósito. A discussão e as perguntas sobre propósito têm aparecido com frequência em publicações e discussões atuais, mas não se mostram simples de responder. Propósito pode se referir tanto ao motivo da sua existência quanto a um sentido para as atividades cotidianas (Steger, 2013).
Algumas características do propósito, citadas por Carla Furtado (2019) são:
- Envolve motivação;
- Confere direção para as decisões que precisam ser tomadas;
- É uma necessidade humana;
- Precisa beneficiar outra pessoa, para que se diferencie das metas ou objetivos;
O propósito tende a acontecer nas atividades que possuem um sentido para você. Ao cumprir tarefas automáticas, por simples obrigação e sem atenção, certamente a distância até o propósito aumenta.
Por outro lado, quanto maior a sintonia entre o que se faz e o sentido percebido naquela ação, mais próximo se está desse sentimento tão cobiçado. Ele mora em atividades simples como pentear os cabelos ou complexas, como o trabalho. Como podemos perceber nos relatos de Viktor Frankl em seu livro “Em busca de sentido”(1991), a possibilidade de viver com propósito está disponível a toda a humanidade, mas poucos realmente sabem do que se trata. E menos ainda conseguem alcançá-lo.
Para quem se vê perdido, talvez possa ajudar a responder o que o distancia de uma vida com sentido.
Aos que querem se preparar para uma vida longeva, é interessante saber que pessoas com propósito e com uma vida significativa possuem 57% menos chance de morrer (Boyle et al., 2009).
O propósito é um caminho que leva à felicidade. E mais do que isso, é um dos braços dela. Ele acolhe a alma, apazigua os anseios e preserva a motivação com a vida.
O ponto de atenção é: não transforme essa busca em um problema, mas sim em um sentido a ser construído.
Referências:
Frankl, V. E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis: Vozes, 1991.
Carla Furtado https://youtu.be/nJjTfIGqbfU
Michel Steager https://youtu.be/RLFVoEF2RI0
Boyle PA, Barnes LL, Buchman AS, Bennett DA. Purpose in life is associated with mortality among community-dwelling older persons. Psychosom Med. 2009 Jun;71(5):574-9. doi: 10.1097/PSY.0b013e3181a5a7c0.
Artigo na íntegra https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19414613/