Longevidade em Cena:
Onde a Vida Encontra a Arte

Queremos celebrar quem faz da arte um caminho para a longevidade!

Chegamos à 7ª edição do Prêmio Pró-Longevidade, uma iniciativa que celebra práticas inspiradoras em Belo Horizonte, e nesta edição, destacamos a poderosa conexão entre Arte e Longevidade — reconhecendo como a expressão artística pode nutrir vidas mais longas, saudáveis e significativas.

Vamos premiar a sua dedicação em prol da Arte e Longevidade!

O Prêmio Pró-Longevidade é um reconhecimento às pessoas idosas  que vivenciam a arte ao longo da vida e que por meio dela, inspiram pessoas na construção da longevidade.

A 7ª edição do Prêmio Pró-Longevidade traz a categoria Inspiração 60+, dedicada a celebrar pessoas idosas que fazem da arte a sua vida, celebram a longevidade e impactam positivamente a vida de outras pessoas.

Premiação

O vencedor será eleito pelo voto popular em votação aberta pelo site entre 20 de agosto a 15 de setembro.

A premiação será realizada no dia 17 de setembro, durante o Festival Coletivo Longevidade.

Categoria Inspiração 60+

1º lugar:

Troféu Prêmio Pró-Longevidade; arte feita por um artista de BH; camiseta Rede Longevidade e certificado. 

2º lugar:

Camiseta Rede Longevidade, arte feita por um artista de BH, certificado.

3.º lugar:

Camiseta Rede Longevidade e certificado.

Quem pode
concorrer
ao Prêmio
Pró-Longevidade?

Para concorrer a categoria Inspiração 60+ é preciso ter mais de 60 anos, residir em Belo Horizonte e desenvolver um trabalho no campo artístico.

Conheça os vencedores da Categoria Inspiração 60+

Junia Leonel

1º Lugar

Conheça a história
Aos 63 anos, Júnia Leonel alia sua formação acadêmica à sua intensa atuação cultural e social. Socióloga pela UFMG, com mestrado no Japão em políticas públicas afirmativas voltadas à minoria Burakumin, foi consultora de agências da ONU no Panamá e no Brasil, com foco em inclusão socioprodutiva e gênero.

Desde 2015, de volta a Minas Gerais, Júnia passou a se dedicar também às artes cênicas e à escrita. É atriz do Grupo de Teatro Entre Elas, da Casa do Beco, que desenvolve teatro comunitário no Morro do Papagaio. Além disso, foi responsável pela sistematização do projeto Memória da Lagoinha (2020), resgatando histórias de resistência de um dos bairros mais simbólicos de Belo Horizonte.

Moradora do bairro Salgado Filho, tornou-se participante ativa do Centro Cultural local, engajando-se em teatro, dança, artes visuais e canto coral. Mais recentemente, assumiu cargos de destaque na gestão cultural: é Conselheira da Regional Oeste no Conselho Municipal de Cultura de BH (2024-2026) e também Conselheira no Conselho da Pessoa Idosa (2025-2028), lutando pelo fortalecimento de políticas públicas descentralizadas e inclusivas para o envelhecimento digno.

Sua trajetória une engajamento social, militância cultural e vivência artística, transformando-a em uma referência de envelhecimento ativo, consciente e inspirador.

Lélia Duarte

2º Lugar

Conheça a história
Aos 89 anos, Lélia Parreira Duarte construiu uma vida dedicada à arte e ao conhecimento. Professora de literatura por 45 anos na UFMG e na PUC Minas, orientou mais de 100 pesquisas de mestrado e doutorado, tendo como um de seus principais focos de estudo a ironia, o humor e a obra de Fernando Pessoa. Escritora de ensaios, contos e poesia, também se dedica à música (piano e canto) e, sobretudo, à pintura, com quase 200 quadros produzidos — sendo mais de 50 inspirados no poeta português.

Seu trabalho já esteve presente em importantes exposições, como o projeto “100 Mona Lisas com Mona Lisa”, em que sua obra A Mona já não mais tão lisa recebeu a maior votação popular em mostras realizadas em Belo Horizonte, Ouro Preto e Brasília. Em 2023, lançou o livro Exercícios de viver em palavra e cor II (Editora Scriptum), reunindo reflexões e pinturas.

Para Lélia, a arte sempre foi um pilar de lazer, saúde e bem-estar, fonte de inspiração e de alegria de viver. Sua trajetória, marcada pela união entre literatura, pintura e música, faz dela um exemplo de vitalidade, criatividade e paixão pela arte em todas as fases da vida.

Geraldo De Almeida

3º Lugar

Conheça a história
Poeta, compositor, cantor, violonista autodidata, radialista e ator, Antônio Geraldo de Almeida, 78 anos, carrega em sua trajetória uma multiplicidade de expressões artísticas. Natural de Santa Maria de Itabira e morador de Belo Horizonte desde 1958, iniciou sua relação com a arte na infância, transformando sentimentos em palavras e melodias.

Em São Paulo, estudou teatro, aprofundando-se na força da cena e da palavra, e, em Belo Horizonte, formou-se como radialista. Participou de produções cinematográficas, como O Urubuzão Humano (1996), de Diomédio de Morais, e Jardim Tropical (2023), de Breno Alvarenga e Luiza Garcia. Desde 2015, integra como músico o grupo Meninas de Sinhá, referência na valorização da cultura popular.

A arte para Antônio Geraldo é trabalho, lazer e cuidado com a saúde emocional, além de um caminho de socialização e de resistência. Ele segue compondo, tocando e atuando, provando que a criatividade e a expressão não têm idade. Sua trajetória inspira pela persistência em viver a arte como modo de existir e reinventar o mundo.

Conheça os vencedores da Categoria Homenagem 60+

Regina Amaral 

Conheça a história
Bailarina e professora, graduada em Dança e Pedagogia do Movimento pela UFMG. Iniciou a carreira no Grupo Corpo e atuou na Cia de Dança Palácio das Artes. Foi comentarista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e integrou o CONSEC/MG (2017–2021). É fundadora do grupo de estudos Mergulho EnCena e docente do Corpo Escola de Dança desde 1993. Recebeu a Comenda do Mérito Artístico do SATED-MG em 2017. Atua também em pesquisa, formação de professores e comissões culturais.
Maurício Tizumba
Conheça a história
Ator, cantor e símbolo da cultura afro-brasileira, com carreira iniciada nos anos 1960. Foi premiado com o Prêmio Shell de Melhor Ator em 2024 por “Viva o Povo Brasileiro” e recebeu o título de Doutor por Notório Saber pela UFMG em 2022. Formado pelo Teatro Universitário da UFMG, destaca-se por sua forte ligação com o congado mineiro. Atua no teatro, cinema e nas ruas, promovendo a cultura negra e a democratização da arte. É referência na valorização das tradições afro-brasileiras em Minas Gerais e no Brasil.

Não perca a oportunidade de participar desta celebração da dedicação à longevidade!

A votação estará aberta até dia 15 de setembro de 2025. Confira o regulamento.

Inscrições:

09 a 31 de julho

Divulgação dos finalistas:

20 de agosto

Votação popular:

20 de agosto a 15 de setembro

Premiação:

17 de setembro

Conheça alguns dos vencedores do Prêmio Pró-Longevidade

.Nas edições anteriores, o Prêmio Pró-Longevidade reconheceu e premiou pessoas 60+ e também reconheceu lideranças pró-longevidade referências no Brasil e no mundo, cujas iniciativas impactaram positivamente a sociedade e promoveram a discussão em torno da longevidade.

Lenisse Germânia

Conheça a história
Inspiração 60+: Lenisse criou um grupo de teatro para idosos, com cantigas, danças e apresentações culturais.
O grupo ganhou destaque com apresentações em hospitais, escolas e praças. As peças passaram a abordar a violência contra idosos, rendendo prêmio do Ministério da Cultura. Ela realiza campanhas sobre respeito aos assentos reservados e forma profissionais de segurança. Hoje, produz vídeos sobre direitos dos idosos e atua como Dona Nicinha na TV Horizonte.

José Racilan

Conheça a história

Inspiração 60+: Após duas aposentadorias e mais de 60 anos de trabalho desde os 8 anos, ela encontrou no voluntariado um novo propósito. Atua em hospitais, escolas e grupos, onde conta histórias, canta e ensina pintura. Também se dedica à jardinagem e à criação de galinhas, mantendo uma vida ativa e criativa. Sua missão é inspirar e enriquecer vidas com amor, alegria e conhecimento. Acredita que a verdadeira abundância está em doar e semear compaixão todos os dias.

Isabel Izilda

Conheça a história

Isabel Izilda, 79 anos, assistente social, mãe de três filhos e avó de cinco netos, é ativista da longevidade. Há sete anos, participa do movimento Moradia Compartilhada Intergeracional, acolhendo jovens em sua casa. A experiência promove trocas entre gerações, valorizando histórias de vida e combatendo o idadismo. Integra diversas iniciativas como o Grupo Entre Elas, Lab60+, Movimento Trabalho 60+ e o bloco Vovó Gatinha. Também atua no Conselho Municipal do Idoso em BH, sendo exemplo de envelhecimento ativo e protagonismo.

Luiza Trajano

Conheça a história

Homenagem à pessoa de impacto: Em 2022, a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Trajano, foi a premiada da categoria “Personalidade de Impacto”, por ter se destacado no desenvolvimento de projetos sociais que apoiam a comunidade 60+ e na promoção do debate sobre o etarismo no mercado de trabalho.

Karla Giacomin

Conheça a história
Homenagem à pessoa de impacto: Karla Giacomin é médica geriatra, doutora pela Fiocruz e referência em envelhecimento saudável. É vice-presidente do ILC Brasil e consultora da OMS para Políticas Públicas e Envelhecimento. Foi eleita uma das 50 pessoas com mais de 50 anos mais influentes no mundo na área. Coordena a Frente Nacional de ILPIs e preside a organização Cuidadosa. Em 2022, recebeu o Prêmio Pró-Longevidade como liderança de impacto em Belo Horizonte.

Alexandre Kalache

Conheça a história

Homenagem à pessoa de impacto: Alexandre Kalache é médico-gerontólogo, presidente do ILC Brasil e co-diretor do Age Friendly Institute. Com doutorado em Oxford, fundou a Unidade de Epidemiologia do Envelhecimento e criou o primeiro mestrado em Promoção da Saúde da Europa. Foi diretor da OMS, onde lançou o Marco Político do Envelhecimento Ativo e a iniciativa Cidades Amigas do Idoso. Recebeu o Prêmio Zilda Arns por sua atuação no movimento “Velhice Não É Doença” e é membro Honorário da Academia Nacional de Medicina. Atua como consultor internacional, professor e referência global em longevidade e envelhecimento saudável.

× Olá!