O Prêmio Pró-Longevidade, em sua 4ª edição , tem o objetivo de reconhecer boas práticas no campo da Longevidade e potencializar a causa na sociedade. Nas três primeiras edições as iniciativas cadastradas motivaram mais de 34.000 pessoas a participarem por meio do voto popular.

Conheça os vencedores

    Confira o regulamento do Prêmio clicando aqui.

    Finalistas

    Pessoa Jurídica

      Sesc +60 – Sesc em Minas

        1° Lugar

          Objetivo da iniciativa

          Atentos e atuantes quanto às questões de relevância social do envelhecimento e seus desdobramentos, para ser um agente de transformação, o SESC +60 promove ações de cunho socioeducativo, coletivas, totalmente gratuitas e destinadas a promover a participação social e o exercício da cidadania em defesa dos direitos sociais das pessoas idosas. As ações visam o estímulo à convivência e autonomia da pessoa idosa, utilizando de diferentes metodologias:  reuniões de integração, voltadas para formação e integração, visando estimular o conhecimento e disseminar informação; oficinas que visam o compartilhamento de experiências, o desenvolvimento de habilidades e coordenação motora, promoção da socialização e da autonomia; Ação de Voluntariado; e  Encontros, que ocorrem de forma presencial e virtual. O SESC é pioneiro em trabalhos sociais  voltados para  a pessoa idosa em  nosso país.

          Maior Cuidado

            2° Lugar

              Objetivo da iniciativa

              O Programa Maior Cuidado tem como objetivo apoiar as famílias que cuidam de pessoas idosas, que vivem em situação de grande vulnerabilidade social, dependentes e semidependentes e aumentar a qualidade de vida de todos, uma vez que o cuidado é uma prática que sobrecarrega a família, comprometendo a saúde de quem cuida. Uma equipe multidisciplinar realiza os agendamentos de atendimento de acordo com o grau de dependência de cada pessoa. A execução do Programa Maior Cuidado é realizada através da parceria entre o Município de Belo Horizonte e OSC GDECOM. Realizam atividades como por exemplo de estimulação cognitiva, higiene, alimentação e locomoção, mudança de posição de pessoas acamadas e controle de horário de medicamentos no qual fazem parte da rotina dos cuidados.

              Prog. Envelhecimento Ativo

                3° Lugar

                  Objetivo da iniciativa

                  O projeto além de ter enfoque na qualidade de vida dos idosos, proporciona, enquanto projeto de extensão, um espaço que desperta o interesse no desenvolvimento de pesquisas; coletas de dados; intervenções acerca da saúde desta população; campo de estágio; entre outros. Isso contribui para o processo de formação de acadêmicos de diversos cursos da UFMG. O programa também propicia  melhor qualidade de vida e maior autonomia para a população acima de 45 anos, por meio de atividades físicas, sociais e culturais, como: ginástica coletiva, postura funcional, dança de salão, dança livre, divertidamente e atendimento psicológico.

                  Pessoa Física

                  GREEN – Grupo de Estudos do Envelhecimento

                  1° Lugar

                    Objetivo da iniciativa
                    Destinado ao público 60+, traz consigo o objetivo de fornecer atividades artísticas e culturais, rodas de conversa, atividades literárias, jogos cognitivos e produção de eventos culturais, saraus e mostras, valorizando e respeitando as habilidades dos participantes. Temos dentro do grupo musicistas, dançarinas, artesãos, artistas protagonistas que pretendem desenvolver suas habilidades e despertar para um mundo onde a arte pode ser um propulsor para um envelhecimento saudável. As reuniões acontecem no Centro Cultural Padre Eustáquio e também com o apoio de profissionais ligados ao envelhecimento saudável

                    #60+ TECH

                    2° Lugar

                      Objetivo da iniciativa

                      #60+TECH é uma COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM EM TECNOLOGIA PARA SENIORES com plataforma EAD, grupo de trocas, consultorias individuais ou coletivas, além de cursos para desenvolver segurança pessoal quebrando barreiras no uso da tecnologia. O projeto tem como objetivo a inclusão e Protagonismo Senior pelas redes digitais com segurança e propósito. Algumas ações: acesso à PLATAFORMA EAD 60TECH, jornadas online, comunidade de trocas e suporte, oficinas online e presencial e palestras

                      Moradia Compartilhada

                      3° Lugar

                        Objetivo da iniciativa

                        Isabel Izilda, 79 anos, assistente social de formação, tem 3 filhos e 5 netos. É uma ativista da longevidade, que se envolve em múltiplas atividades em defesa da causa. Há 7 anos, iniciou sua participação no movimento Moradia Compartilhada Intergeracional, onde acolhe jovens para morar em sua residência. Uma experiência que trouxe muito aprendizado para as gerações, incluindo o respeito às diferenças, valorização de histórias de vida e combate ao idadismo. Além disso, participa de muitas outras iniciativas, que trazem reforço ao projeto: Grupo Entre Elas da Associação Cultural Casa do Beco; Lab60+, Movimento Trabalho 60+ SP; Programa Melhor Cidade do Shopping Cidade em BH; Bloco de carnaval Vovó Gatinha e ainda participa do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa em BH. Isabel é um exemplo incansável de envelhecimento ativo, de protagonismo, autonomia e independência da pessoa idosa.

                        Categorias

                        Para fins deste Prêmio, as inscrições podem ser realizadas em duas categorias:

                        • Pessoa física (individual e coletivo);

                        • Pessoa Jurídica (poder público, iniciativa privada, sociedade civil);

                        Poderão ser inscritas ações voltadas para promoção de saúde, socialização, educação, lazer, cultura, trabalho, entre outros temas.

                        Importante:

                        – As inscrições podem ser feitas pelos autores dos projetos ou por indicação de terceiros. Todas as iniciativas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora. As iniciativas selecionadas serão submetidas ao voto popular.

                         

                        Você sabia?

                        Além das categorias acima, a Rede Longevidade possui outras duas categorias de Premiação: Personalidade de Impacto e Liderança de Impacto. Saiba mais sobre elas clicando nos botões abaixo:

                        Prêmio

                        Os primeiros lugares de cada categoria receberão:

                        • Troféu “Prêmio Pró-Longevidade 2022”,assinado pelo designer Sérgio Stark;
                        • Certificado;
                        • 1h de mentoria com um professor da Rede Longevidade
                        • Aparelho Alexa Echo*.
                          (*)Alexa Echo Dot (3ª Geração) Smart Speaker é uma caixa de som, controlada via voz, criada pela Amazon com o sistema de assistente virtual Alexa. Através desse dispositivo é possível acessar músicas, podcasts, notícias, controlar outros dispositivos, e muito mais, por meio de interação via comandos de voz.

                        Prazos

                        Inscrições

                        12/10/2022 – Data limite para inscrições no site

                        Inscreva sua iniciativa ou indique um projeto clicando no botão abaixo.

                        Conheça o regulamento, clicando aqui.

                        R

                        Seleçâo

                        13/10/22 e 17/10/22

                        Seleção das iniciativas finalistas pela Comissão Julgadora do Prêmio.

                        Votação

                        18/10 a 25/10 às 12h a.m.  Período de votação popular no site

                        Após a seleção das iniciativas finalistas pela Comissão Julgadora, será aberto período para votação popular em nosso site.

                        Premiação

                        26/10 – Resultado e premiação

                        A divulgação do resultado e premiação será feita dentro da programação do Festival Coletivo Longevidade e pelo nosso site.

                        PERSONALIDADE DE IMPACTO

                        A categoria Personalidade de Impacto”, em sua 4ª edição, tem como propósito reconhecer figuras públicas no âmbito nacional que desenvolvam projetos sociais e apoiam a comunidade 60+. Neste ano, a homenageada foi a Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil, em condecoração por promover debates sobre o etarismo no mercado de trabalho. 

                        O Prêmio Pró-Longevidade foi entregue durante a Longevidade Expo+Fórum em São Paulo, no dia 30 de setembro.

                        “Fiquei muito honrada por receber o Prêmio Pró-Longevidade, um reconhecimento da Rede Longevidade. Muito obrigada pelo carinho!”

                        Luiza Trajano (https://www.instagram.com/p/CjROcUGMh1I/)

                        LIDERANÇA DE IMPACTO

                        Neste ano, o Prêmio Pró-Longevidade reconhecerá pela primeira vez uma pessoa que se dedica à igualdade nas diferentes formas de envelhecer, por meio da categoria “Liderança de Impacto”. Será premiado o participante inscrito na Rede Star Lideranças Pró-Longevidade e que se destacar no compartilhamento dos conteúdos da Rede Longevidade. 

                        Clique aqui e onfira o regulamento completo, compartilhe o movimento E.L.U.S. e o app EVI. Utilize o link exclusivo, bem como as hashtags #redelongevidade e #movimentoelus. Boa sorte!

                        × Olá!