“Pra quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”
Alice no País das Maravilhas
Propósito de vida está relacionado ao sentido e a direção pela qual orienta-se a vida. Idosos com senso de propósito têm metas, sentem que sua vida é significativa, creem que vale a pena viver, são mais otimistas, investem em autocuidado e se engajam mais socialmente, o que contribui para um melhor envelhecimento (RIBEIRO; YASSUDA; NERI, 2020). Em relação ao seu propósito, você assumiu o papel de protagonista da sua vida?
Muitos fatores influenciam a percepção e planejamento da vida, incluindo status socioeconômico, escolaridade e gênero, mas outros estão relacionados com a postura diante daquilo que nos acontece. Por essa razão, é importante assumir o papel de protagonista e responsável pela construção de sua história. Conhecer o seu propósito pode te motivar nessa busca.
Isso mostra a importância de conhecer o propósito dos idosos e abordar, em nossas intervenções, pois este é um tema pouco dialogado, especialmente com indivíduos mais velhos, na cultura ocidental.
Um grande erro é relacionar o propósito apenas ao trabalho profissional. Somos seres multifacetados e desempenhamos diferentes papéis ocupacionais ao longo da vida, dessa forma, não precisamos ter um único propósito, pois em cada etapa iremos direcionar nossos esforços para um desses papéis.
No cotidiano são raros os momentos que paramos para nos observar, questionar sobre o que queremos e o que, de fato, nos faz feliz. Somos levados a atender às expectativas sociais de forma imediatista, porém, diferentemente disso, como profissionais, devemos estimular uma busca interna, auxiliando os indivíduos 60+ em seu desenvolvimento pessoal e busca de propósito. Esta é uma caminhada longa que exige esforço e tempo. Não acontece do dia para a noite! É preciso favorecer o autoconhecimento contínuo, reconhecer valores inegociáveis, sua essência, e o que cada um faz de melhor.
Uma forma de abordar esse tema é utilizando a metodologia japonesa Ikigai, que significa razão de ser e viver, ou seja, a razão pela qual nos levantamos pela manhã. Esta vem sendo cada vez mais estudada em virtude dos estudos relacionados às Zonas Azuis, onde estão localizados os indivíduos mais longevos do mundo, uma delas é Okinawa, onde a maioria tem o seu próprio ikigai bem definido.
O método IKIGAI é um guia que por meio de quatro perguntas auxilia na identificação da sua paixão, missão, profissão e vocação.
Use o diagrama e preencha juntamente com o 60+ as perguntas norteadoras:
O que você ama fazer e o que te move? O que você faz muito bem? O que você pode ser pago para fazer? O que o mundo precisa?
A partir desta metodologia, você estimulará o indivíduo 60+ a refletir sobre o que o faz seguir em frente e mantê-lo motivado.
Há outras estratégias, alinhadas com o ikigai, que você pode auxiliar os 60+ como:
- Estimular a encontrar beleza nas pequenas coisas, estar presente e com atenção plena em todas suas atividades.
- Estimular a ressignificar o que já faz. Encontrar o propósito não é algo extraordinário e inatingível, ele acontece a partir de experimentações cotidianas e da prática de busca de sentido diária.
- Valorizar o histórico de vida e experiências dos maduros, pois elas são parte da sua identidade, além de auxiliar no resgate de potencialidades, honrando suas qualidades.
- Transformar a dor em amor! Em momentos desafiadores como no adoecimento ou em transições de vida, podemos nos questionar sobre o nosso propósito. O profissional dever estar atento a essa demanda no sentido de motivar o indivíduo 60+ a reativar sonhos, atividades inacabadas e projetos de vida.
Assim como uma planta, o propósito precisa de adubo e cultivo diário e o profissional é a semente para o início de uma mudança. Assim, o profissional também deve ser uma referência positiva, por isso a importância de também se autoconhecer.
Devemos estar atentos se as nossas intervenções vão ao encontro dos propósitos dos idosos, além de tentar compreendê-los a partir de suas perspectivas, direcionando melhor o nosso trabalho. Proporcionar momentos de escuta ativa e estimular expressão de seus sentimentos relacionados aos propósitos de vida na velhice.
Outras partidas para assumir o papel de protagonista
Artigos
RIBEIRO, Cristina Cristovão; YASSUDA, Mônica Sanches; NERI, Anita Liberalesso. Propósito de vida em adultos e idosos: revisão integrativa. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 25, n. 6, p. 2127-2142, June 2020 .
Heaven B, Brown LJ, White M, et al. Supporting well-being in retirement through meaningful social roles: Systematic review of intervention studies Milbank Q. 2013;91:222-87.
Livros
Ikigai: OS SEGREDOS DOS JAPONESES PARA UMA VIDA. Autores: Francesc Miralles i Contijoch, Hector Garcia, Elisa Menezes
Propósito: A coragem de ser quem somos. Autor: Sri Prem Baba
Por que fazemos o que fazemos? Autor: Mário Sergio Cortella
O poder do agora – reflexões. Autor: Eckhart Tolle
Filmes
SOUL – Disney; Quatro vidas de um cachorro
Site: Plenae.com https://plenae.com/categoria/pilar/proposito. Ted Talk: https://www.ted.com/talks/tim_tamashiro_how_to_ikigai
Documentário
Curta Essa com Zac Efron (Netflix)
Conheça a Rede Longevidade.