A cada dia surge um novo golpe na praça. Quem está disposto a enganar outras pessoas vai aprimorando as ações criminosas para driblar o consumidor e os órgãos de segurança, seja pela internet, telefone ou presencialmente. É necessário atenção para não perder dinheiro e passar por momentos de estresse. Você sabe quais são os golpes mais aplicados no público 60 +?
O Ministério Público de Minas Gerais divulgou durante uma live realizada em parceria com a Rede Longevidade, no dia 2 de dezembro de 2021, os golpes mais aplicados em terras mineiras no público 60+.
Confira os 16 golpes mais comuns, previna-se e nos ajude a compartilhar!
1 – Colchão magnético ou kit de produtos
Além de serem produtos sem comprovação científica, o golpe é utilizado para forçar a contratação de empréstimo consignado.
2 – Ofertas por telefone
Ofertas suspeitas por telefone, principalmente de empréstimos financeiros.
3 – Recompra de dívidas (recompra x portabilidade)
Visa a recompra de dívidas, mas o consumidor fica em desvantagem. Pesquise as taxas de juros do mercado. A portabilidade de crédito é mais vantajosa.
4 – “Posso ajudar?” – Empréstimo indevido
Abordagens nas agências bancárias que resultam em renovação ou realização de empréstimos de maneira enganosa.
5 – Falso gerente
Uma pessoa se aproxima de você, afirmando ser gerente da agência, mas ela nem sequer trabalha no local.
6 – Cartão de crédito consignado
Oferecem cartão, mas na verdade liberam empréstimo, cobrando juros com taxas muito altas.
7- Empréstimos para terceiros (parentes ou não)
O golpista realiza empréstimos financeiros para terceiros. Se o beneficiado não fizer o pagamento, a pessoa responsável pelo empréstimo terá que arcar com os débitos. Esse tipo de golpe é muito comum, inclusive entre familiares.
8 – Empréstimos disfarçados de benefícios ou prêmios
É comunicado um prêmio ou benefício, mas é uma oferta enganosa de empréstimo. A ação é feita via mensagem de celular (SMS), telefone ou pessoalmente. Cuidado com essas mensagens!
9 – Cartas de associações com valores a receber, sempre com urgência e indução para realização desses pagamentos, geralmente são relacionados a:
- custos de ação judicial e advogados;
- assinatura de procuração e outros documentos;
- necessidade de associação (mensalidade).
10 – Depósito de valor na conta para induzir a contratação de empréstimos
Diante dessa ação, você deve:
- comunicar o banco imediatamente para devolução do valor;
- se não resolver ou você gastou o dinheiro, denuncie no Banco Central do Brasil (telefone 145) ou no INSS (telefone 135);
- registrar a reclamação no Procon ou no site: www.consumidor.gov.br;
- pedir equiparação à amostra grátis no Juizado Especial.
11 – Registro na máquina de valor superior à compra. Isso é muito comum em Lotéricas
Para evitar transtornos ao pagar ou comprar com cartão, sempre consulte o valor indicado na máquina.
12 – Sequestro mentiroso/pedido de ajuda de um falso parente
São situações que precisam de calma. Durante a conversa, peça a outra pessoa para entrar em contato com a vítima que foi supostamente sequestrada. Não pronuncie nomes de familiares na ligação e fique de olho no telefone e na localidade, principalmente DDDs 85, 71 e 31. Não exponha rotina ou hábitos das pessoas.
Essas situações são comuns em casos de clonagem do WhatsApp.
13 – Phishing
O criminoso envia um link ou e-mail com vírus que direcionam para sites falsos. As mensagens costumam despertar interesse, urgência ou oportunidade. Uma solução simples é entrar em contato com a empresa que consta na mensagem para verificar a veracidade das informações.
14 – Falso motoboy
Um motoboy, supostamente enviado pelo banco, vai buscar o cartão que afirmam ter sido clonado. É preciso atenção, uma vez que não é costume das instituições financeiras solicitarem a devolução de cartões. Entre em contato com o banco para verificar as informações do seu cartão.
15 – PIX
Depósito em conta criminosa e mercadoria não entregue ou cadastramento da chave PIX em ambientes falsos.
Para evitar esse golpe, utilize o PIX apenas em empresas confiáveis e na hora de cadastrar uma chave, faça nos canais oficiais do seu banco.
16 – WhatsApp clonado
O WhatsApp é uma ferramenta maravilhosa, mas também é uma via para possíveis golpes. Mensagens falsas com links e promoções são enviados ao consumidor. Por isso, desconfie de mensagens enviadas em nome de empresas.
Como agir em caso de golpes?
Acione os órgãos responsáveis, como o seu banco, a operadora do cartão e o Procon da sua cidade. Além disso, você pode ligar para o Banco Central (145) e para o INSS (135).
Você já sofreu uma tentativa de golpe ou conhece alguma vítima? Deixe nos comentários a situação vivenciada e não esqueça de compartilhar este conteúdo para que outras pessoas possam acessá-lo.
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