Toda história tem um começo e essa aqui, tem início com uma decisão pessoal. A história a qual eu me refiro, é a minha, a sua e a de várias outras pessoas que estão, ou não, lendo esse texto. Se eu tivesse que escolher um nome para essa história, ela poderia ser chamada: A minha grande mudança e, para mudarmos, o primeiro passo não é dado sem uma decisão genuína.
Quando falamos em saúde, ouvimos frequentemente pessoas dizendo sobre a importância de assumirmos um estilo de vida saudável, mas nada é capaz de nos motivar mais do que nos depararmos com pessoas como nós, que percorreram esse caminho e hoje colhem os frutos de viverem a vida com a liberdade que a saúde pode nos proporcionar. Se você se assustou com a palavra liberdade, é isso mesmo: ter saúde é ser livre.
Como médica geriatra eu venho lutando bastante para ajudar as pessoas a se envolverem mais com a saúde do que com a doença, explico: a grande maioria das pessoas que me procuram no consultório está doente e busca um tratamento para isso. Na maioria das vezes essas doenças são crônicas. Eu as acolho e as auxilio para que elas tenham suas doenças curadas ou controladas. Acontece que, antes desses problemas de saúde começarem, existe um longo período em que eles poderiam ter sido evitados.
Diversas doenças crônicas como a hipertensão, o diabete, as doenças do coração e as demências, não começam de um dia para o outro e uma pessoa que consiga incorporar ou preservar hábitos de vida mais saudáveis ao longo de sua vida, pode minimizar a sua chance de desenvolver essas condições.
Mudar o jeito de viver pode ser trabalhoso, principalmente se resolvermos fazer isso de um dia para o outro. Essa é a causa de muito fracasso por aí. A pessoa acorda um dia e fala: a partir de hoje só como alimentos naturais, vou começar a meditar e farei atividades físicas 5 vezes por semana. O caminho mais duradouro e confortável na direção de uma vida saudável é aquele em que vamos incorporando lentamente e à nossa própria maneira, essas mudanças em nossa vida. A chance de termos êxito nessa decisão aumenta muito quando somos inspirados por pessoas que construíram uma vida longeva, livre e feliz. E você anda inspirando ou sendo inspirado por aí?
Texto escrito por Juliana Duarte.
Gostou da leitura? Acompanhe outros conteúdos clicando aqui.
Conheça a Rede Longevidade.