Escrito por Carla Santana e Mariane Coimbra
No cenário atual, a tecnologia desempenha um papel cada vez mais significativo na vida das pessoas, e isso não é diferente para a população idosa. Nesse contexto, a gerontecnologia surge como uma aliada poderosa, promovendo o bem-estar, a independência e a inclusão social das pessoas idosas, por meio de soluções tecnológicas adaptadas às suas necessidades específicas.
Segundo a pesquisadora Carla Santana Castro, a gerontecnologia é o campo de estudo que se dedica a desenvolver e implementar tecnologias voltadas para as pessoas idosas, visando melhorar sua qualidade de vida e promover o envelhecimento saudável e ativo. Johannes Doll, também pesquisador do campo da gerontecnologia, destaca a importância do uso das tecnologias por esse público como forma de aumentar sua autonomia, conectar-se com o mundo e manter-se engajado em atividades significativas.
As contribuições da gerontecnologia são vastas e abrangem diferentes aspectos da vida cotidiana dos 60+. As tecnologias estão revolucionando a forma como as pessoas idosas vivem e interagem com o mundo ao seu redor. Elas podem ser dispositivos simples, como um talher adaptado para facilitar o uso durante a alimentação e sistemas de monitoramento de saúde, ou soluções mais avançadas, como robôs assistenciais e aplicativos de telemedicina.
Um exemplo inspirador é o projeto do Sesc São Paulo, que promove o uso da tecnologia para incentivar a participação social e o aprendizado contínuo entre as pessoas idosas. Por meio de oficinas e cursos de inclusão digital, os participantes têm a oportunidade de explorar novas ferramentas tecnológicas e ampliar suas habilidades, reforçando sua autoconfiança e senso de pertencimento.
Como tem sido a inclusão da tecnologia no seu dia a dia? Em que aspectos ela contribui para sua independência e autonomia?
A gerontecnologia representa um caminho promissor para a promoção da qualidade de vida na longevidade. Ao investir em soluções tecnológicas, voltadas às necessidades das pessoas idosas, e incentivar seu uso ativo, podemos criar um futuro mais inclusivo, conectado e enriquecedor para todas as gerações.
Para quem se interessar mais, uma fonte muito interessante sobre o assunto é o livro “Tratado de Geriatria e Gerontologia”, de Elizabete Viana de Freitas. Nele, destacam-se os avanços e desafios desse campo em constante evolução. Outras referências estão disponíveis no Saiba Mais.
Acesse todos os conteúdos da Jornada Estar – Vida Inova aqui.
REFERÊNCIAS
- CASTRO, C.S.S,. Gerontecnologia. IN: FREITAS, E.V.;PY,L. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 5. ed. – Rio de Janeiro :Guanabara Koogan, 2022.p.3922-3941.
- MINUTO GERONTEC: Gerontecnologia e o uso de tecnologias por idosos, por Johannes Doll. Dsiponível em: https://youtu.be/Fl5m_TIVx1A?si=vT6fzm5Q3I2jOdJ5
SAIBA MAIS
YOUTUBE:
- Canal Minuto Gerontec: O que é Gerontecnologia, por Carla Santana. Disponível em: https://youtu.be/dw3KOC0M5tU?si=lCgrILPMBUUQ0tgP
- Gerontecnologia e demência, com Deusivania Falcão. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oRxlLP-icqc
- Gerontecnologia: Como a Tecnologia pode apoiar a sociedade em envelhecimento? com Carla Santana. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0Cz-NHfDP40
- Gerontecnologia – Contribuições da Tecnologia para a vida das pessoas Sesc São Paulo – Revistas – Online disponível em: sescsp.org.br
- Gerontecnologia – Contribuições da Tecnologia para a vida das pessoas – Castro, CSS GERONTECNOLOGIA, In: Freitas, Elizabete Viana de. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Guanabara, 2022.